Domhnall Gleeson Brasil
Site brasileiro dedicado ao ator irlandês Domhnall Gleeson
Domhnall

Biografia

 

Domhnall Gleeson é um ator, escritor e diretor irlandês. Filho de Brendan Gleeson, também ator e conhecido pelo seu papel Alastor “MadEye” Moody nos filmes da franquia Harry Potter, e de Mary Gleeson. Nascido em Dublin na Irlanda, começou a atuar no início dos anos 2000. Seu primeiro papel foi na mini-série “Rebel Heart” que tinha como protagonista o ator James D’Arcy (“Agente Carter”). Em 2004 participa ao lado do seu pai, Brendan, do curta vencedor do Oscar de “Melhor Curta-metragem”, “O revolver de seios tiros” (Six Shooter), ingressando assim, de vez na carreira de ator.

No ano de 2005 ele atuou na peça de teatro “The Lieutenant of Inishmore” (sem tradução oficial para o português) nos palcos da Broadway. Por seu papel nesta peça, foi indicado para o prêmio de “Melhor performance de um ator coadjuvante” por seu papel como Davey nos prêmios Tony Awards em 2005.Antes mesmo de começar a trabalhar em filmes, Domhnall não se esqueceu dos estudos e se graduou em “Media Arts” no Instituto de Tecnologia de Dublin (Dublin Institution of Technology). Em diversas entrevistas afirmou que os estudos sempre vieram em primeiro lugar, mas que seus pais sempre o apoiariam em qualquer decisão que ele tomasse em relação a sua carreira. Assim, decidiu seguir os passos do seu pai que atuava desde o início da década de 1990.

Seu primeiro longa-metragem foi em um pequeno papel no filme de 2005 “Boy Eats Girl”. Seu segundo filme foi “Studs”, produção irlandês no qual Domhnall trabalhou junto ao seu pai. Enquanto começava a atuar em pequenos papéis no cinema, Domhnall escreveu e participou de alguns curtas/sketches como “Your Bad Self” e “Immaturity for Charity”, este para arrecadar dinheiro para o St. Francis Hospice em raheny, Dublin, onde os seus avós tinha sido cuidados.

Ficou realmente conhecido ao conseguir o papel de Bill ou como foi traduzido para o português, Gui Weasley, irmão de Rony e os gêmeos, Fred e Jorge Weasley na franquia Harry Potter. Participou do sétimo filme, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” em 2010 e no oitavo filme, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2” em 2011.

Por seu papel como o Konstantin Levin no filme de 2012 “Anna Karenina”, no qual contracenou pela primeira vez com a ganhadora do Oscar de “Melhor atriz coadjuvante” em 2016, Alicia Vikander, foi indicado para o “Melhor Estreante Masculino” no Empire Award  e ganhou o prêmio de “Artista Revelação” no Festival Internacional de Cinema de Hampton, bem como “Melhor Ator Coadjuvante” no Irish Film and Television Awards.

Após trabalhar em filmes como “O ano do cão”, “Bravura Indômita”, “Não me abandone jamais” e “Anna Karenina”, ao lado de como Keira Knightley, Carey Mulligan, Jeff Bridges, Judd Law, entre outros, conseguiu seu primeiro papel como protagonista no filme “Questão de Tempo” com a atriz Rachel McAdams em 2013, mostrando todo o seu potencial como ator. Com o papel do adorável, apaixonado e apaixonante Tim Lake, Domhnall finalmente começou a aparecer na mídia e ficar conhecido não só na Irlanda. Sabemos que aqui no Brasil, suas fãs se apaixonaram por Domhnall após assistir este filme.

Em 2014 esteve no filme “Frank” ao lado do ator Michael Fassbender (indicado como “Melhor ator” no Oscar 2016 pelo seu papel no filme “Steve Jobs”). Sempre ligado ao seu país, Domhnall trabalhou no filme irlandês “Calvário” novamente junto ao seu pai, Brendan.

Contudo, como muitos perceberam, 2015 foi o ano que Domhnall apareceu em quase todos os filmes de 2015. Estrelou em quatro filmes que foram indicados ao Oscar 2016 como “Ex Machina: Instinto Artifical” ao lado da atriz Alicia Vikander e do ator Oscar Isaac; “Brooklyn” com Saoirse Ronan, indicada ao Oscar 2016 como “Melhor atriz”; “O Regresso” com o ganhador do Oscar 2016 de “Melhor ator”, Leonardo DiCaprio e, no blockbuster e mais aguardado filme de 2015, “Star Wars Episódio VII O Despertar da Força”.

Em 2017, Domhnall esteve em cinco filmes e um episódio da série de TV ‘Catastrophe’; autuou ao lado de Christina Applegate e Thomas Haden Church no filme “Crash Pad” também com a atriz Nina Dobrev; no filme “Feito na América” com Tom Cruise; ao lado de Javier Bardem, Michelle Pfeiffer, Ed Harris, Jennifer Lawrence e do seu irmão, Brian Gleeson. Também interpretou novamente General Hux no oitavo filme da franquia Star Wars, ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’.

Em 2018, o ator estará em três novos filmes: a produção original da Netflix ‘Fútil e Inútil’ (lançado dia 26/01); a animação Live-Action ‘Pedro Coelho’ com data para dia 09 de fevereiro; e a adaptação para o cinema do livro de Sarah Waters, ‘Estranha Presença’ (The Little Stranger), que será lançado em agosto.

Esperamos ver muito ainda do ruivo mais charmoso, querido e adorável dos últimos anos!

Texto: Patricia V.

Fontes: IMDB.com e Tribute.ca

The Agency – Domhnall Gleeson CV


Fatos e Curiosidades

  • Data de nascimento: 12 de maio de 1983
  • Local de nascimento: Dublin, Irlanda
  • Altura: 1,85 m
  • Filiação: Brendan e Mary Gleeson
  • Irmãos: Fergus, Brian (14/11/1987) e Rory Gleeson
  • Relacionamento: Juliette Bonass, produtora irlandês e amiga desde infância
  • Séries: Participou de séries de TV como “Rebel Heart”, “Black Mirror” e “The Last Furlong
  • Música: Interpretou as próprias músicas no filme “Frank” e se apresentou junto ao elenco do filme em programas de TV como The Colbert Report.
  • Dublagem: Domhnall dublou um curta chamado “Stars” em 2005; e no ano de 2016 o primeiro episódio da série de TV da BBC “Earth’s Greatest Spectacles”.